Cursos universitários sobre a Beyoncé
Ela já teve uma nova espécie de inseto batizada em sua homenagem, e agora é hora da cantora também conferir diploma para alunos que estejam interessados em se aprofundar em políticas feministas e cultura popular.
A universidade Rutgers nos Estados Unidos oferece dois cursos extras chamados "Mulheres, Cultura e Sociedade: Política na Cultura POP" e "Politizando Beyoncé", onde parte da obra da cantora, assim como suas performances no VMA e Super Bowl são discutidas com os alunos.
A universidade ainda garante que esse é um curso dinâmico, onde os alunos não precisarão de papel e ainda destacam algumas faixas da cantora, como "Grown Woman". Confira a descrição do principal curso sobre a cantora:
Beyoncé Knowles-Carter é conhecida como muitas coisas: cantora, compositora, atriz, performer, e parte do casal mais poderoso do Hip Hop e até mesmo designer de moda. Mas poucos a levam a sério como uma figura política. Este curso irá tentar pensar em nossa sociedade contemporânea dos Estados Unidos e sua classe atual, racial, de gênero e políticas sexuais através da música e da carreira de Beyoncé. Na superfície, ela pode implantar mensagens sobre raça, gênero, classe e sexualidade que aparecem conservadora em relação às normas sociais, mas durante este curso, vamos perguntar: como é que ela também desafia a nossa própria compreensão dessas categorias? Como é que Beyoncé empurra os limites dessas categorias para abrir espaço para abraçar outras talvez mais "desviantes"? Vamos tentar posicionar Beyoncé como uma figura progressista, feminista, através de um estreito exame de sua música ao lado de leituras sobre questões políticas, tanto históricas quanto contemporâneas. Vamos justapor a música de Beyoncé com textos sobre o feminismo negro e a experiência negra em os EUA (e além), para tentar responder: pode a música de Beyoncé ser visto como um modelo para a mudança social progressista?Não é muito fã da cantora? Que tal optar por Michael Jackson ou a influência de Jay Z no Hip Hop? Clique aqui e confira mais alguns cursos alternativos da Rutgers University.
0 comentários